O coletivo de caráter deliberativo conta com 24 integrantes que representam instituições do Poder Público e da sociedade civil

Texto: Ascom/Iteral
Foto: Conepir/AL
Novembro é conhecido por ser o Mês da Consciência Negra e dedicado a realização de programações especiais em todo o país com homenagens, palestras, debates e apresentações culturais que ressaltam a luta do povo afrobrasileiro. No dia 16 de novembro, no auditório da Escola de Governo em Maceió ocorreu a posse dos novos membros e a eleição da mesa diretora do Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial (Conepir-AL). A atividade integrou as comemorações do dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares.
O Conselho foi criado em 2013 por meio da Lei nº 7.448, que foi alterada pelo Decreto nº 26.909, de 03 de julho do mesmo ano. Trata-se de um órgão colegiado paritário composto por 24 instituições, com a missão de propor e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a população afroameríndia e povos tradicionais.
A mesa diretora para a gestão 2022/2024 será presidida por Salete Bernardo, integrante do Ambrosina Ateliê para Igualdade de Gênero e Empoderamento de Mulheres; a vice-presidência ficou com Roberdouglas Rocha, representante dos povos de terreiros e membro do Ilé Nifé Omi Omo Posú Betá; e na secretaria executiva, Leone Manoel da Silva, assessora técnica do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral).
O Poder Público além de ser representado pelo Iteral, conta com o engajamento do Gabinete Civil, da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), e também, das secretarias estaduais da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMUDH), Cultura (SECULT), Segurança Pública (SSP), Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), Educação (SEDUC), Saúde (SESAU), Prevenção à Violência (SEPREV), Trabalho e Emprego (SETE), e a de Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG).
Já a sociedade civil organizada participam representações da população negra a exemplo de lideranças quilombolas, povos indígenas, comunidade cigana, religiosos de matriz africana, entidades sindicais e organizações sócioculturais e de combate ao racismo.
O Iteral através da assessoria técnica dos núcleos quilombolas e indígenas reafirma o seu compromisso com a igualdade racial e na defesa de ações e projetos que promovam o desenvolvimento socioeconômico desses segmentos no campo e na cidade.
"Estamos vivendo um momento de muitas mudanças em nosso país e fazer parte do Conepir é reafirmar o compromisso com as ações coletivas em prol da aplicabilidade e da manutenção dos direitos culturais, sociais e políticos, adquiridos em nossa sociedade. Queremos promover a correção das desigualdades sociais e a igualdade de oportunidades", destacou a assessora técnica Leone Silva, que além de representar o Órgão de Terras, também, foi reeleita para assumir uma função na mesa diretora.
No Decreto nº 85.569 de 16 de novembro de 2022, assinado pelo Governador Paulo Dantas que foi publicado na quinta-feira(17/11), páginas 08 e 09 do Diário Oficial do Estado (Doeal), consta a lista completa com os nomes dos membros titulares e suplentes nomeados https://www.imprensaoficial. al.gov.br/storage/files/diary/ 2022/11/doeal-2022-11-17- completo- o1ntqsahy0xse4nvkz6hpojy223rlp h4sajnt4yqq4amsliwlwrye.pdf