Feiras Agrárias Movimentos Sociais do Campo

Os movimentos sociais do campo do Estado de Alagoas possuem um longo e belo trabalho na organização das feiras agrárias que possuem diferentes nomenclaturas: Feira da Reforma Agrária; Feira Camponesa; Feira Agroecológica e feiras itinerantes.

 

Essas atividades contam com o apoio logístico do Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iteral), que tem organizado anualmente o Chamamento Público para garantir a seleção de organizações da sociedade civil (OSC) interessadas em celebrar a formalização de Termo de Fomento para a execução de pequenas Feiras Agrárias, nos moldes do Art. 6º, I do Decreto Estadual nº 75.087 de 07/07/2021. A finalidade é de interesse público e social para as famílias que vivem nos assentamentos nas áreas rurais, coordenados pelos movimentos sociais, auxiliando no escoamento da produção sem o intermédio de atravessadores, melhorando diretamente a situação econômico-financeira.

 

Um importante local de atuação é a Praça Afrânio Lages localizada no bairro do Prado em Maceió, também conhecida por Praça da Faculdade, tornou-se um símbolo de luta e resistência camponesa e o cenário escolhido para a execução de feiras que duram cerca de quatro(4) dias. Confira o calendário da agenda fixa:

 

  • MAIO: Frente Nacional de Lutas (FNL)

  • JUNHO e OUTUBRO: Comissão Pastoral da Terra (CPT)

  • SETEMBRO: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

  • DEZEMBRO: Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST)

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2022 - 2024 - Versão 1.0

    menu