Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Dezembro Calendário de feiras agrárias encerra programação de 2017
14/12/2017 - 12h50m

Calendário de feiras agrárias encerra programação de 2017

Evento realizado pelo MLST recebeu o apoio do Governo de Alagoas por meio do Iteral, conta com 140 agricultores da zona da mata, sertão e litoral alagoano

Calendário de feiras agrárias encerra programação de 2017
Texto e foto: Helciane Angélica Santos Pereira

Até o dia 16 de dezembro, está acontecendo na Praça da Faculdade em Maceió, a Feira da Reforma Agrária com o lema: Uma comercialização solidária com preço justo, organizada pelo Movimento de Libertação dos Trabalhadores Sem Terra (MLST).

 

O evento conta com a parceria do Instituto Naturagro, o apoio do Incra-AL e do Governo de Alagoas por meio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral). Estão participando cerca de 140 agricultores familiares da zona da mata, sertão e litoral alagoano.

 

Os produtos agrícolas são oriundos de 20 áreas de acampamentos e assentamentos da reforma agrária, são eles: Amolar, Sede, Zumbi dos Palmares (Branquinha); Cachoeira, Pacas e Dom Helder Câmara (Murici); Prazeres (Flexeiras); Poço Dantas (São Luiz do Quitunde); Javali, Águas Frias, Itabaiana e Samba (Maragogi); Irmã Daniela (Japaratinga); Salão, Pedra Talhada, Pimentas, Novo Horizonte e Brasília (Joaquim Gomes); Costa (Delmiro Gouveia); e Todos os Santos (Água Branca).

 

Também participam pequenos proprietários rurais, beneficiados no Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), e que são acompanhados pelo Iteral: Formosa, Avagan 1, Avagan 2 e Fátima 1.

 

O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, marcou presença na solenidade de abertura e parabenizou a última atividade deste ano na praça, que encontra-se com uma grande quantidade de produtos agrícolas, além de animais, plantas e quitutes nordestinos.

 

A feira está bonita, com uma grande variedade e acredito que os feirantes vão vender tudo. Também estamos muito felizes com a participação dos agricultores do crédito fundiário, o caminhão já deu duas viagens para trazer os produtos, e nessa parceria todo mundo ganha! O Iteral tem sido e vai continuar sendo um grande parceiro dos movimentos sociais, é uma obrigação nossa e nós temos essa orientação do governador para dar toda assistência possível, inclusive, nas feiras agrárias que demonstram a importância da agricultura familiar”, declarou Jaime Silva.

 

A programação também é composta por restaurante com comidas típicas, o bingo do carneiro e as noites culturais buscando valorizar os artistas locais. Hoje, às 19h, a apresentação dos cantores Rogério Nicácio e Luana Costa; e na sexta-feira (15), o grupo Farofa Fina e a banda Alma de Borracha.

Ações do documento