» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Dezembro Joaquim Gomes entra no cenário das feiras agrárias
08/12/2017 - 09h00m

Joaquim Gomes entra no cenário das feiras agrárias

Promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a atividade contou com o apoio do Governo do Estado e da prefeitura

Joaquim Gomes entra no cenário das feiras agrárias

Pela primeira vez no município de Joaquim Gomes, na região da Zona da Mata alagoana, foi promovida a Feira da Agricultura Familiar. A atividade ocorreu nos dias 06 e 07 de dezembro, na praça Laurentino Gomes de Barros, e foi uma realização do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Joaquim Gomes, com o apoio da prefeitura municipal e do Governo de Alagoas por meio do Instituto de Terras e Reforma de Alagoas (Iteral).

O município é o segundo maior polo da reforma agrária, com 36 áreas, entre acampamentos e assentamentos. Em relação ao número de famílias acompanhadas pelo Iteral e beneficiadas pelo Programa Nacional do Crédito Fundiário possui as seguintes unidades produtivas: Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Joaquim Gomes, Avagam 1, Avagam 2, Cabral, Elshadday, Formosa, Nossa Senhora de Fátima 1, Nossa Senhora de Fátima 2, Padre Cícero, Palmeiral, Prato Feito, Rio Bonito, Santa Maria Madalena e Sítio São Carlos.

Joaquim Gomes nos últimos tempos vem sendo o proponente de muitas feiras no Estado, e a gente sentiu a necessidade de que deveríamos fazer em nosso próprio município. Então, o sindicado organizou todos os agricultores para mostrar ao poder municipal o nosso potencial. Muitas vezes, a gente tem a terra, nós plantamos e não temos como comercializar. E nós queremos permanecer no campo, plantando, produzindo e comercializando com dignidade” enalteceu Rosa Pulquerio, agricultora e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município.

Na abertura oficial da feira, aconteceu um desfile pelas ruas principais da cidade mostrando a importância da agricultura familiar, com a presença dos agricultores/feirantes e a animação da banda fanfarra.

Apoio

O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, prestigiou esse grande momento para o município, que deu visibilidade aos pequenos produtores rurais e busca fortalecer a economia local.

O Iteral tem sido um grande parceiro nas feiras agrárias organizadas tanto pelos movimentos sociais, como também, pelas prefeituras. É um grande incentivo para os agricultores familiares, que produzem o ano todo e precisam de apoio para escoar a produção. No próximo ano, já temos outros municípios interessados em fazer as feiras agrárias a exemplo de Craíbas, Delmiro Gouveia, Maragogi e Santana do Mundaú”, destacou Jaime Silva.

Nesse ano, o Iteral realizou feiras agrárias do crédito fundiário, no formato itinerante, em Pão de Açúcar e Chã Preta, além da Feira das Margaridas em Maceió.

Produção

Nesta primeira edição em Joaquim Gomes, foram comercializados produtos agrícolas típicos da região: macaxeira, inhame, massa puba, laranja, banana, limão, abacaxi, maracujá, coco, feijão verde, pimenta, batata doce, bolos, doces caseiros, tapioca e pé de moleque.

Eu sempre participo das feiras em Maceió, independente, de quem esteja organizando, vou em todas que sou convidada. E agora, pertinho de casa, é melhor ainda e espero que tenha muitas outras”, disse empolgada a agricultura Nilda.

De acordo com o prefeito Adriano Barros, o secretariado municipal intensificará o diálogo com o sindicato rural e os movimentos do campo para avaliar e organizar as próximas etapas das feiras agrárias e com uma estrutura bem maior, e ainda, incluir os agricultores na feira local. “Queremos transformar essa feira em uma tradição, não queremos parar por aqui!