» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Julho Iteral e Emater estreitam parceria para assistência técnica a assentados
03/07/2017 - 16h00m

Iteral e Emater estreitam parceria para assistência técnica a assentados

Convênio entre órgãos irá contemplar cerca de 2.800 famílias beneficiadas pelo Programa Nacional do Crédito Fundiário em Alagoas

Iteral e Emater estreitam parceria para assistência técnica a assentados
Texto: Helciane Angélica e Sâmia Laços
Foto: Ascom

O Governo de Alagoas intensificou o investimento em políticas públicas na área rural, possibilitando a valorização e permanência das famílias camponesas com cidadania. Com o intuito de fortalecer as ações, os gestores do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater/AL) discutiram, nesta segunda-feira (3), a definição de convênio entre os órgãos.

O convênio institucional busca a ampliação da assistência técnica para garantir, por meio do trabalho conjunto, o desenvolvimento da agricultura familiar para, aproximadamente, 2.800 famílias beneficiadas pelo Programa Nacional do Crédito Fundiário e que já são acompanhadas pelo Iteral.

De acordo Jaime Silva, diretor-presidente do Iteral, as demandas prioritárias serão identificadas e organizadas nos assentamentos para que etapas sejam sistematizadas e os trabalhos ampliados, visando atingir as pessoas mais humildes.

Nós precisamos investir na área social e melhorar a vida dos agricultores familiares para que possam produzir alimentos com mais qualidade e ampliar a sua renda. Com a realização do trabalho conjunto entre os núcleos regionais, o objetivo é garantir a assistência técnica para as famílias incluídas no Programa Nacional do Crédito Fundiário, que em Alagoas são acompanhadas pelo Iteral”, destacou Jaime Silva.

O diretor-presidente da Emater/AL, Carlos Dias, ressalta que a parceria é vista de forma positiva para estreitar a relação entre as duas pastas. “Vamos montar um plano de trabalho a ser apresentado ao governador Renan Filho, para criar uma equipe específica de assistência técnica nas áreas de assentamentos. Com a aprovação do plano, a gestão será desenvolvida de forma compartilhada entre Iteral e Emater”, acrescentou.

A parceria entre as instituições já vem sendo desenvolvida e inclui a utilização da frota de veículos, compartilhamento de equipamentos e a cooperação técnica para a execução das atividades fins de cada órgão, com apoio contínuo. Além da cooperação, a expectativa é que os órgãos integrem suas representações regionais para aperfeiçoar o atendimento aos agricultores.

Atualmente, a Emater possui sete gerências instaladas nos municípios de Arapiraca, Delmiro Gouveia, União dos Palmares, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Penedo e Região Metropolitana. O Iteral conta com cinco núcleos regionais nos municípios de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Maceió e conclui a estruturação de um novo escritório no prédio da Emater em União dos Palmares, dando início à integração regional.