» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Maio Aldeia Wassu Cocal promove Jogos Indígenas até 26 de maio
23/05/2017 - 16h00m

Aldeia Wassu Cocal promove Jogos Indígenas até 26 de maio

Ao todo, são 240 competidores representando sete povos indígenas alagoanos

Aldeia Wassu Cocal promove Jogos Indígenas até 26 de maio
Texto de Helciane Angélica Santos Pereira

A aldeia Wassu Cocal, localizada no município de Joaquim Gomes, na Zona da Mata alagoana, sediará pela primeira vez os seus Jogos Indígenas no período de 22 a 26 de maio. O evento conta com o apoio do Governo de Alagoas, por meio do Gabinete Civil e do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral); além da Prefeitura Municipal de Joaquim Gomes e comunidade local.

As atividades foram iniciadas com uma roda de conversa entre lideranças indígenas. E a cerimônia de abertura ocorreu na noite dessa segunda-feira com a homenagem aos anciões Wassu Cocal e a apresentação das delegações.

Estão participando 240 competidores e competidoras representando sete povos indígenas alagoanos: Jeripankó (Pariconha), Kotokin (Pariconha), Karapotó Plakió (São Sebastião), Koiupankó (Inhapi), Xucuru Kariri – Serra da Capela (Palmeira dos Índios), Xucuru Kariri – Mata da Cafurna (Palmeira dos Índios) e Wassu Cocal (Joaquim Gomes).

“Com esses jogos queremos unir os povos e celebrar a nossa existência. É um momento ímpar porque estaremos mostrando que a nossa cultura tá viva e forte, e ainda, é uma oportunidade de integrar os índios com os não-índios que vão assistir nossa atividade”, exaltou a indígena Simone Maria dos Santos, integrante da comissão organizadora.

As modalidades esportivas são: natação, corrida de jangada, arremesso de lança, competição de maracá e zarabatana; rouba-bandeira; estilingue; arco e flecha; corrida de perna de pau, cesto, de pote e a corrida dos guerreiros; cabo de guerra, braço de força. Também serão realizados vários rituais culturais; exposição e comercialização de comidas típicas e artesanato; além do desfile da beleza indígena com peças da Griff Koiupanká.

Mais informações: (82) 98707-6373.