Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Maio Iteral é homenageado nos 20 anos do Gerenciamento de Crises da PM
25/05/2017 - 13h05m

Iteral é homenageado nos 20 anos do Gerenciamento de Crises da PM

Solenidade foi realizada nessa quarta-feira(24), com a presença de gestores públicos, policiais militares e lideranças de movimentos do campo

 Iteral é homenageado nos 20 anos do Gerenciamento de Crises da PM
Texto: Helciane Angélica
Foto:
Anderson Góes


O Gerenciamento de Crises Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PM do Estado de Alagoas (CGCDHP) realizou uma programação especial nessa quarta-feira(24), para celebrar o 20º aniversário de fundação. A cerimônia ocorreu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardos, e contou com a presença de gestores públicos, policiais militares e representantes de movimentos sociais.

 

Na programação, foi exibido o vídeo comemorativo com depoimentos de autoridades e a apresentação da palestra com Sr. Coronel Erich Meier – Oficial Superior da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Distrito Federal. E a homenagem para 20 parceiros, dentre eles: o governador do Estado de Alagoas, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho; o secretário Chefe do Gabinete Civil, Fábio Luiz Araújo Lopes de Farias; o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Junior; Esvalda Bittencourt, secretária de Estado de Prevenção à Violência; Coronel PM Marcos Sampaio Lima, comandante-geral da PMAL; Edenilsa Maria Chagas de Lima, gerente de Articulação Social do Gabinete Civil e Jaime Silva, diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral).

 

De acordo com o Tenente Coronel Antônio Casado de Farias Neto, Diretor do CGCDHPC, a homenagem para o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), foi um reconhecimento pelo protagonismo na promoção da paz e apoio no diálogo com as lideranças dos movimentos dos campo.

 

“O Iteral juntamente com a Comissão de Direitos Humanos é um dos parceiros mais antigos que o Centro de Gerenciamento tem, e, desde o início, quando a gente fazia reintegração de posse contava com a companhia de um integrante. O Iteral sempre foi e é, aquele órgão que ajuda no distensionamento das questões agrárias e tem nos ajudado bastante, e na pessoa do Jaime Silva tem se destacado com um protagonista e merece ser destacado, e por isso foi um dos escolhidos para ser homenageado”, destacou Cel Casado.

 

O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, parabenizou a atuação do Gerenciamento de Crises da PM/AL que é uma referência e detentor de prêmios nacional e internacional. “Se não fosse a atuação do Gerenciamento de Crises, a gente não estaria vivendo essa paz no campo, porque é formado por homens e mulheres preparadas e que têm habilidade de negociação. O Gerenciamento de Crises tem importância de gerenciar, administrar e manter a paz, e também, atua em sintonia com a Vara Agrária e o Iteral, e auxilia naquilo que a gente não consegue solucionar”, citou.

 

O Gerenciamento de Crises atua no diálogo com a população e contribui para evitar mortes e lesões corporais durante manifestações, obstrução de rodovias e ocupações de prédios públicos, além de realizar a negociação em reintegração de posse em propriedades rurais, e demais tipos de conflitos.

Ações do documento