Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Outubro Feira agrária reúne cultura, lazer e produção agrícola de qualidade
13/10/2017 - 17h40m

Feira agrária reúne cultura, lazer e produção agrícola de qualidade

Evento realizado pelo MLST, recebeu o apoio do Iteral, e acontece no Conjunto Novo Jardim na parte alta de Maceió

Feira agrária reúne cultura, lazer e produção agrícola de qualidade

Texto e foto: Helciane Angélica Santos Pereira

 

O Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) em parceria com a Associação de Moradores do Conjunto Novo Jardim, e o apoio logístico do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) realiza a Feira da Reforma Agrária no bairro Cidade Universitária, parte alta da capital alagoana. A atividade iniciou no dia 12 de outubro e encerra no domingo (14) ao meio dia.

 

Famílias inteiras foram comprar frutas, verduras, tubérculos, doces caseiros, abóbora, macaxeira, inhame, pimenta, farinha, milho, massa puba, plantas, animais, entre outros. E em pleno feriado, teve programação especial para as crianças que se divertiram com brincadeiras, concurso de dança, pau de sebo, quebra pote e pula pula.

 

O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, parabenizou o movimento pela realização de segunda edição, que inovou nas ações atraindo centenas de pessoas. “O governo de Alagoas quer justamente esse trabalho, levar a feira para dentro da comunidade, proporcionando a integração entre o campo e a cidade, e ainda, ressaltar a importância da reforma agrária”.

 

A feira tem como lema ‘uma comercialização solidária com preço justo’, onde a população pode adquirir produtos de qualidade e que gera saúde, produzidos em áreas da reforma agrária, e é um espaço para a diversão e valorização da cultura popular. A parceria do Iteral é fundamental para a consolidação desse projeto”, exaltou Josival Oliveira, coordenador estadual do MLST.

 

Já a dona de casa Maria Quitéria da Silva, filha de assentados, mora na cidade de Murici e sempre acompanha os pais nas feiras agrárias. “Eu vim ajudar a minha mãe a vender na feira, e desta vez, também trouxe o meu filho. Essas edições em bairros são mais tranquilas, muita gente participa e também tem atividade para as crianças se divertirem”.

 

O evento conta a participação de 50 agricultores de acampamentos e assentamentos, além de seguir o mesmo estilo da infraestrutura montada na Praça da Faculdade. Possui casa de farinha, restaurante camponês, bingo do carneiro, aulão de fit dance, capoeira e os shows de artistas locais: Luana Costa, Rogério Nicácio e Kleber Canto. Entrada gratuita!

Ações do documento