Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 Janeiro Gestores estaduais prestigiam congresso da Fetag
10/01/2018 - 15h00m

Gestores estaduais prestigiam congresso da Fetag

O evento segue até o dia 11 de janeiro com a discussão da organização sindical e a defesa da agricultura familiar

Gestores estaduais prestigiam congresso da Fetag

Texto: Helciane Angélica Santos Pereira 

Foto: Ascom/Iteral

 

 

Com o intuito de estimular a integração entre Governo do Estado e movimentos sociais, os diretores-presidentes dos institutos estaduais de Terras e Reforma Agrária (Iteral) e Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater), respectivamente, Jaime Silva e Elizeu Rego prestigiaram a solenidade de abertura do 5º Congresso Estadual promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoas (Fetag/AL).

 

Na ocasião, destacou-se o compromisso do Governo do Estado no investimento da agricultura, a exemplo, da implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que estimulará e valorizará o trabalho de 1.875 agricultores familiares distribuídos em 78 municípios. Elizeu Rego ressaltou que os produtos agrícolas beneficiarão principalmente as escolas da rede estadual de ensino, hospitais e presídios do Estado.

 

Também estão entre as demandas a ampliação da assistência técnica; a manutenção do diálogo existente com os movimentos sociais para a mediação de conflitos agrários; além de ações que fortaleçam a reforma agrária e o escoamento da produção.

 

De acordo com o diretor-presidente do Iteral, a parceria com a Fetag é essencial para o desenvolvimento rural, inclusive, no ano de 2017 atuaram em conjunto com o Órgão de Terras na realização da Campanha Inadimplência Zero, percorrendo assentamentos de todo o Estado de Alagoas. A missão era conscientizar os agricultores sobre a importância da Lei Federal 13.340/16, que autorizava a liquidação e a renegociação de dívidas de crédito rural com descontos que variavam de 40 a 95% conforme a data do contrato de aquisição do crédito rural e a região onde o imóvel estava situado.

 

Outro momento ímpar, foi a realização da primeira Feira das Margaridas no Estado de Alagoas em agosto de 2017, uma grande parceria que nós tivemos com a direção e assessores da Fetag, e que já foi autorizado pelo Governador para integrar o calendário anual das feiras agrárias. O evento enalteceu as mulheres, e também, o trabalho desenvolvido nos assentamentos do crédito fundiário”, afirmou Jaime Silva.

 

O congresso da Fetag segue até o dia 11, no Estádio Rei Pelé em Maceió, e aborda o tema “Fortalecendo a organização sindical em defesa da agricultura familiar”. A programação é composta pela análise da conjuntura sociopolítica no país e no estado; debates em comissões temáticas; votação para Diretoria e Conselho Fiscal; plenária final e noite cultural.

Ações do documento