Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 Janeiro Lideranças dos movimentos agrários reúnem-se com diretor do Iteral
17/01/2018 - 09h30m

Lideranças dos movimentos agrários reúnem-se com diretor do Iteral

O objetivo foi avaliar as ações desenvolvidas no ano de 2017 e discutir as principais demandas junto ao Governo do Estado.

Lideranças dos movimentos agrários reúnem-se com diretor do Iteral

Texto e foto: Helciane Angélica Santos Pereira

 

Com o intuito de fortalecer a reforma agrária em Alagoas e o diálogo com os movimentos do campo, no dia 16 de janeiro ocorreu uma reunião estratégica na sede do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) em Maceió.

 

O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, foi procurado pelas lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), Via do Trabalho (MVT) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) para avaliar as ações desenvolvidas no ano anterior e discutir as principais demandas junto ao Governo do Estado.

 

Na ocasião, as lideranças solicitaram a garantia de um assento do movimento agrário no Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep); ampliar a atuação do Comitê Integrado de Mediação de Interesses e Questões Agrárias que contribui para a mediação de conflitos agrários; a aquisição das terras das usinas Guaxuma e Laginha para o assentamento das famílias; e a divulgação do calendário de feiras agrárias na Praça da Faculdade em Maceió. 

 

"O nosso objetivo é fortalecer o diálogo com os movimentos sociais do campo. Em 2018, queremos dar uma assistência maior e ajudar na recuperação das estradas de acesso aos assentamentos, para que os agricultores tenham realmente condições de escoar a produção. A partir do momento que temos uma agricultura familiar forte, a gente evita o êxodo rural e contribui para o desenvolvimento do Estado", destacou Jaime Silva.

 

O Órgão de Terras tem atuado na intermediação entre os movimentos sociais e o Governo do Estado, e garantiu que os pontos discutidos serão aprofundados junto ao Governador Renan Filho para garantir a qualidade de vida e desenvolvimento rural às famílias camponesas.

Ações do documento