Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 Janeiro Programa de Aquisição de Alimentos beneficiará 1. 875 agricultores familiares
03/01/2018 - 09h40m

Programa de Aquisição de Alimentos beneficiará 1. 875 agricultores familiares

Ação contempla 78 municípios alagoanos com investimentos de R$ 15 milhões

Programa de Aquisição de Alimentos beneficiará 1. 875 agricultores familiares
Texto: Ronaldo Lima - Seagri


O Programa de Aquisição de Alimentos de Alagoas (PAA) vai alavancar a produção de 1.875 agricultores familiares em 78 municípios com produtos que vão beneficiar escolas da rede estadual de ensino, creches, hospitais e presídios do Estado. A afirmação é da presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal), Maria José Alves, em agradecimento ao Governo de Alagoas no lançamento do programa, em Santana do Mundaú.

 

O PAA Alagoas concretiza um antigo sonho dos pequenos produtores rurais e garante mais segurança no plantio e na comercialização”, reconhece a presidente da Cooperal, Maria José.

 

Os investimentos são de R$ 15 milhões oriundos do tesouro estadual.

 

Para citar apenas como exemplo o município de Santana do Mundaú, segundo maior produtor de laranja lima do país, quatro mil produtores rurais passam a comercializar diretamente toda produção ao PAA Alagoas.

 

Como explica o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, o investimento que o governo faz na agricultura familiar para incentivar a produção representa a valorização do homem do campo. “Trata-se de uma política de fortalecimento da agricultura familiar em Alagoas”.

 

 


Para Elizeu Rego, presidente da Emater/AL, a iniciativa do governador Renan Filho deixa o Estado de Alagoas como pioneiro na implantação do PAA no país.

 

A consolidação do PAA Alagoas é um marco e vai fortalecer ainda mais os pequenos produtores familiares nos municípios alagoanos”. Segundo Rego, em dezembro já foram adquiridos 55.495 quilos de alimentos e distribuídos a 11.100 famílias.

  

Roberto Vieira Moura, presidente da Cooperativa de Arroz do Povoado de Ipiranga de Igreja Nova, informa que participa pela primeira vez de um PAA e destaca sua importância social e econômica para os produtores alagoanos. “Para os produtores de arroz de Alagoas é uma grande ajuda, o que vai fortalecer a cadeia produtiva no Baixo São Francisco”.

 

Fonte: Agência Alagoas

Ações do documento