Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Dezembro Gestores da Seagri e Iteral avaliam os trabalhos desenvolvidos
23/12/2019 - 17h30m

Gestores da Seagri e Iteral avaliam os trabalhos desenvolvidos

Em reunião, realizou-se uma retrospectiva das ações executadas e discutiu-se as principais demandas para o ano de 2020 em busca do desenvolvimento rural

Gestores da Seagri e Iteral avaliam os trabalhos desenvolvidos

 

Texto e foto: Helciane Angélica Santos Pereira (Iteral/Ascom)

 

Na manhã dessa segunda-feira, 23 de dezembro, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Silvio Bulhões, visitou a sede do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e reuniu-se com o diretor presidente Jaime Silva e integrantes da equipe técnica. 

O encontro foi estratégico para avaliar as ações executadas pelo órgão e discutir as demandas destinadas a 2020. De acordo com Jaime Silva, Alagoas tem se destacado nacionalmente com atividades que promovem o fortalecimento da agricultura familiar e o Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF).

O Estado de Alagoas é reconhecido pelo trabalho sério que é desenvolvido pelo Iteral, nós ajudamos na conscientização dos beneficiados do crédito fundiário sobre a quitação das dívidas, ampliamos a fiscalização quanto ao abandono ou venda de lotes; e ainda, investimos no projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário. Também, temos um bom diálogo com os movimentos sociais. A demanda é grande, quase igual a de uma secretaria, mas ainda temos muito o que fazer”, destacou o diretor presidente do Iteral.

Dentre os pontos discutidos, estiveram: estreitar os laços com o Governo Federal para a obtenção de recursos junto ao PNCF; aquisição de terras para o assentamento de famílias camponesas; implementação do Programa Rural Legal; ampliação do corpo técnico de funcionários; e o apoio logístico para intensificar o trabalho em campo, a exemplo, da ampliação da frota com carros traçados.

A gente tem uma relação muito próxima com o Iteral, mesmo sendo uma vinculada da secretaria, e podia ser que esse trabalho em paralelo não ocorresse como no passado já aconteceu. A gente teve um ano muito bom, seja com a realização das feiras do crédito fundiário; seja com os trabalhos referentes à regularização fundiária; e também, as demandas que a secretaria apresentou ao Instituto e foram atendidas prontamente e sem qualquer dificuldade. O ano de 2019 foi muito bom pelo trabalho desenvolvido pelo Instituto em parceria com o Estado, e a gente espera que 2020 seja um ano ainda mais proveitoso. A reunião que tivemos aqui tratou da ampliação de recursos para o crédito fundiário, implementação de novas ações para a regularização fundiária, entrega de títulos de terra e outros investimentos”, afirmou o secretário Silvio Bulhões Azevedo.

 

Ações do documento