» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Janeiro Diretor presidente do Iteral concede entrevista em rádio web
30/01/2019 - 10h00m

Diretor presidente do Iteral concede entrevista em rádio web

Espaço apresentado pelos radialistas França Moura e Jorge Moraes destacou a importância da agricultura familiar e da reforma agrária

Diretor presidente do Iteral concede entrevista em rádio web

Na manhã do dia 29 de janeiro de 2019, o diretor presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, concedeu entrevista na Rádio Web Cidadania AL. O espaço é apresentado pelos radialistas França Moura e Jorge Moraes.

O diretor presidente destacou a importância do Órgão Estadual de Terras que contribui principalmente para a intermediação dos conflitos pela posse de terras; identificação e revisão de limites territoriais dos municípios; além de atividades que fortaleçam a agricultura familiar e o desenvolvimento rural.

Na ocasião, foi realizado um balanço das ações no ano 2018 a exemplo da ampliação das feiras agrárias, foram quatro feiras do crédito fundiário em parceria com prefeituras municipais (Chã preta, Santana do Mundaú, Craíbas e Delmiro Gouveia) e a 1ª edição da Feira das Margaridas em Maceió.

Também explicou o funcionamento do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF). Em Alagoas são 1.067 famílias com 13.842 hectares, que estão distribuídas em 38 municípios, representando 68 contratos individuais e 131 coletivos. Atualmente, 2.270 famílias conseguiram quitar e saíram do âmbito do crédito fundiário.

Outro ponto de destaque foram as principais diferenças entre os assentamentos acompanhados pelo Iteral e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); o diálogo com os movimentos sociais do campo; e uma avaliação da reforma agrária no país.

Saiba mais sobre a rádio web: http://programacidadania.com.br/