» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Julho Traipu recebe Feira Agrária do Crédito Fundiário
26/07/2019 - 14h00m

Traipu recebe Feira Agrária do Crédito Fundiário

Atividade é desenvolvida pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) em parceria com a prefeitura municipal

Traipu recebe Feira Agrária do Crédito Fundiário

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) desenvolve há dois anos o projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário em parceria com as prefeituras municipais, e tem contribuído para o fortalecimento da agricultura familiar, no escoamento da produção e a valorização das famílias camponesas.

Pela primeira vez no município de Traipu, situado na região do Agreste, a edição da feira acontecerá nos dias 31 de julho e 1º de agosto de 2019. Serão comercializados produtos da agricultura familiar com qualidade e preço justo, e terá a presença de famílias camponesas beneficiadas no Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), que são destaques na produção agroecológica.

De acordo com o diretor presidente do Iteral, Jaime Silva, a feira é um evento que movimenta não só a economia, como reúne cultura e entretenimento. “A feira agrária é sempre uma festa nas cidades que a gente passa, com essa iniciativa o Governo do Estado contribui para a geração de renda e a população tem acesso a produtos agrícolas verdadeiramente alagoanos. É a primeira vez no município de Traipu, e estamos muito felizes com a parceria da prefeitura e o engajamento das secretarias. Outros municípios estão interessados em realizar as feiras e vamos fazer tudo para atender e percorrer todas as regiões do Estado”, citou.

Também participarão representantes do Assentamento Riachão; Associação Aprobomleite; Associação Comunitária Bom Carada; Associação Comunitária da Vila São José; a Associação de Produtores e Apicultores de Olhos D´Água do Campo; além de artesãos locais. Outro ponto de destaque é a participação expressiva dos povos tradicionais tanto na comercialização como nas manifestações culturais, a exemplo da Aldeia Indígena Aconã e as comunidades remanescentes de quilombo Belo Horizonte, Lagoa do Tabuleiro, Mumbaça e Uruçu.

Nosso município precisa de iniciativas como essa, porque são alternativas que valorizam e colocam o agricultor no papel principal do processo de discussão, inclusão e interação. Na feira, os agricultores podem mostrar seu potencial produtivo, muitas vezes escondidos em comunidades rurais distantes; mostrar seu cultivo, sua cultura, sua culinária, enfim tudo que é produzido”, enalteceu o prefeito Silvino Bezerra Cavalcante, conhecido por Cavalcante.

O acesso à feira é totalmente gratuito e durante toda a programação terão apresentações culturais como o toré, forró pé de serra, dança dos quilombolas, banda fanfarra, além do show de brega com o artista Odivar Santos.

O Iteral já confirmou as próximas parcerias e agendas, ainda no mês de agosto terá as feiras nos municípios de Atalaia (13 e 14) e Craíbas (29 e 30). Também encontra-se em discussão a organização da feira no município de Pão de Açúcar no mês de setembro, e uma edição especial em outubro, dentro da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro-AL).

Confira a programação cultural em Traipu:

31/07/19 (QUARTA-FEIRA)

08:00 - Forró Pé de Serra

09:00 - Abertura Oficial (Pronunciamentos das autoridades e apresentação da Sociedade Musical Jorge Trompete)

09:30 - Teatro

10:00 -  Toré da Aldeia Aconã

11:00 -  Forró Pé de Serra

16:00 -  Fanfarra da Escola Maria Avelina do Carmo

17:00 -  Quadrilha Arrastapé – Quilombo Mumbaça

19:00 -  Quadrilha

20:00 -  Odivar Santos (Brega Show)

01/08/19 (QUINTA-FEIRA)