Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 MAIO Acadêmicos conhecem comunidades quilombolas
23/05/2019 - 09h20m

Acadêmicos conhecem comunidades quilombolas

A vivência integra o Programa de Extensão "Cidadania, Equidade e Saúde" (CEUS) da Uncisal, e é uma parceria com o Iteral e a Semudh

Acadêmicos conhecem comunidades quilombolas

Texto e foto: Helciane Angélica Santos Pereira

 

O Programa de Extensão "Cidadania, Equidade e Saúde" (CEUS) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) atua em parceria com o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh). No dia 22 de maio, ocorreu uma vivência em comunidades quilombolas situadas no município de Santana do Mundaú, região da zona da mata alagoana.

 

Os acadêmicos do primeiro ano do curso de Medicina conheceram a realidade da comunidade Filús que possui vários casos de pessoas com albinismo, e ainda, repassaram informações sobre a planta moringa e a necessidade de incluí-la na merenda escolar e nas refeições das famílias, já que é rica em nutrientes, possui propriedades medicinais e ajuda a controlar a hipertensão arterial e diabetes. 


Também ocorreu uma roda de conversa sobre identidade cultural e pertencimento; empoderamento feminino; formas de violência contra a mulher e a importância da Lei Maria da Penha.


Já na comunidade Jussara, o grupo teve a oportunidade de degustar o almoço produzido pelas quilombolas com alimentos totalmente agroecológicos, além da galinha de capoeira e o peixe pescado no próprio açude. Também conferiram a produção de beiju, tapioca e pé de moleque; e o belo artesanato produzido com a fibra da bananeira que é comercializado em várias feiras e exposições turísticas.

Ações do documento