Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Novembro Feira Agrária do Crédito Fundiário exalta produção agrícola quilombola
18/11/2019 - 18h00m

Feira Agrária do Crédito Fundiário exalta produção agrícola quilombola

Iteral fará edição especial no município de Santana do Mundaú em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

Feira Agrária do Crédito Fundiário exalta produção agrícola quilombola

Texto e foto: Helciane Angélica Santos Pereira

 

O mês de novembro é marcado por uma extensa programação em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares (20 de novembro). Em todo o país são desenvolvidas ações que visam a reflexão sobre a importância histórica do Quilombo dos Palmares e a luta dos guerreiros e guerreiras por liberdade e justiça; a valorização das manifestações afroculturais; e a visibilidade da igualdade racial nos mais diversos setores da sociedade.

Com o intuito de exaltar a produção agroecológica das comunidades quilombolas, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) promove nessa terça-feira (19.11) uma edição especial do projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário. A atividade iniciará às 6h e segue até às 20h, na Rua Silvestre Péricles na cidade de Santana do Mundaú.

As feiras agrárias do Iteral foram iniciadas no ano de 2017, tem percorrido todo o Estado de Alagoas com o objetivo de contribuir para o escoamento da produção e a autoestima dos agricultores familiares. Pela segunda vez, a feira em Santana do Mundaú situado na região Serrana dos Quilombos conta com a parceria da prefeitura municipal e do Instituto Irmãos Quilombola.

De acordo com Leone Silva – assessora técnica dos núcleos quilombolas e indígenas e coordenadora das feiras promovidas pelo Iteral – serão instaladas 20 barracas e 30 feirantes comercializarão frutas, hortaliças, raízes, farinha, doces caseiros, beiju, pé de moleque, mel, artesanato, dentre outros. Estarão presentes quilombolas agricultores, pequenos produtores, assentados do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) e artesãos locais.

A solenidade de abertura programada para às 9h, contará com a presença de várias autoridades municipais e na programação terão apresentações artísticas de estudantes da rede pública de ensino, e ainda, a realização de um bingo totalmente gratuito de um balaio com produtos da agricultura familiar.

Na ocasião, também será lançado o projeto Quarta Verde no município, para promover a feira livre semanal com produtos das hortas agroecológicas das três comunidades remanescentes de quilombo existentes – Jussara, Mariana e Filús – que juntas reúnem cerca de 120 famílias.

 

Confira a programação cultural:

09:00 – Abertura oficial com apresentação afro (jovens da Secretaria de Assistência Social)

11:00 – Banda fanfarra

15:00 – Maculelê (Escola Municipal Pequeno Príncipe)

15:30 – Cordel Caracterizado

16:00 – Capoeira (Escola Municipal Monsenhor Clóvis Duarte de Barros)

18:00 – Bingo do Iteral – balaio com produtos da agricultura familiar.

Ações do documento