Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Outubro Iteral promove a primeira feira livre no município de Coqueiro Seco
03/10/2019 - 09h20m

Iteral promove a primeira feira livre no município de Coqueiro Seco

A ação foi uma solicitação da gestão municipal e integra o projeto da Feira Agrária do Crédito Fundiário

Iteral promove a primeira feira livre no município de Coqueiro Seco

Texto e fotos: Helciane Angélica Santos Pereira

 

O município de Coqueiro Seco, situado na região metropolitana de Maceió, receberá o projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário nesta sexta-feira (04) e sábado (05). A atividade é uma realização do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e conta com o apoio da prefeitura municipal.

 

Coqueiro Seco não possui tradição de feira livre, por isso, essa parceria entre o Iteral e a prefeitura será essencial para o desenvolvimento da agricultura familiar no município. Por onde temos passado, a feira é um grande evento porque movimenta as cidades, destaca a cultura e os talentos dos artistas locais e, ainda, contribui para o escoamento da produção agrícola e do artesanato. Estamos felizes com mais essa parceria!”, afirmou Jaime Silva, diretor presidente do Iteral.

 

A feira reunirá cerca de 40 participantes entre pequenos produtores rurais do município, pescadores, artesãos, apicultores e boleiras dos bairros Centro, Ribeira, Brasília e Povoado Cadoz. Também terão convidados de outros municípios, representantes das unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), quilombolas e agricultores familiares de assentamentos e acampamentos.

 

Eu me sinto muito feliz e gratificada! A feira de Coqueiro Seco já fazia parte do nosso plano de Governo e, pelas dificuldades que eu encontrei no município, não podemos efetivá-la. Graças a Deus tivemos essa brilhante oportunidade. O município, os funcionários e secretarias vão acatar isso com o maior carinho e profissionalismo para tudo acontecer da melhor maneira. E nós só temos a agradecer a equipe técnica do Iteral que vai nos presentear com esse acontecimento.”, declarou a prefeita Decele Damaso.

 

Serão comercializados produtos da agricultura familiar (frutas, tubérculos e hortaliças), mel, farinha, tapioca, beiju, doces caseiros, artesanato diversos e comidas típicas produzidas com pescados, sururu, massunim e crustáceos. A programação cultural é gratuita e será composta por grupos folclóricos, apresentação artística de estudantes, grupo musical da melhor idade, filarmônica e o show do sanfoneiro Lula Sabiá e banda. 

 

Programação Cultural:

04/10/2019 (SEXTA-FEIRA)

09:30 – Abertura Oficial com a Filarmônica Municipal Prof. Francisco de Carvalho Pedrosa e os alunos das escolas (José de Carvalho e Maria Antônia) cantando os hinos do município, Estado e do Brasil.

10:00 – Alunos da escola (Maria Antônia) apresentam a Dança das Taieiras.

15:00 – Alunos da escola (Pedro de Carvalho) apresentam a dança Bumba meu boi.

15:30 – Alunos da escola (Celina Pedrosa) apresentam as danças Pastoril e Carimbó.

18:00 – Bingo de um balaio com produtos da agricultura familiar

19:00 – Grupo da Melhor Idade Rosas do Campo – CRAS

20:00 – Show do sanfoneiro Lula Sabiá e banda

 

05/10/2019 (SÁBADO)        

08:40 – Apresentação da Filarmônica Municipal Prof. Francisco de Carvalho Pedrosa.

09:30 – Alunos da escola (Paulo Soares) – Apresentam a Feira do Mangaio “Xaxado”.

10:30 – Apresentação do Pastoril Nossa Senhora Mãe dos Homens

11:00 – Apresentação da “Chegança Silva Jardim”

Ações do documento