Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Outubro Pilar recebe Feira Agrária do Crédito Fundiário
17/10/2019 - 08h00m

Pilar recebe Feira Agrária do Crédito Fundiário

O projeto é uma realização do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas, que já executou sete edições no ano de 2019

Pilar recebe Feira Agrária do Crédito Fundiário

Texto e foto: Helciane Angélica Santos Pereira (Iteral/Ascom)

 

            O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) tem difundido o projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário em todo o Estado de Alagoas, com o objetivo de fortalecer o escoamento da produção da agricultura familiar e a autoestima das famílias camponesas. A próxima edição acontecerá no município do Pilar nos dias 22 e 23 de outubro a partir das 6h, especificamente, ao lado do Mercado Municipal na Chã do Pilar.

        “A feira é um projeto de grande importância para o nosso Estado e o apoio das prefeituras municipais é essencial. São instaladas cerca de 40 barracas e os agricultores estão tendo a oportunidade de negociar uma diversidade de produtos agrícolas, sem veneno, de qualidade e o melhor de tudo com o preço justo para a população. A feira é uma verdadeira festa nas cidades!” afirmou Jaime Silva, diretor presidente do Iteral.

         Estarão presentes representantes destaques das unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF); pequenos produtores rurais; artesãos do Loteamento Manguaba; além quilombolas convidados de outros municípios e agricultores de assentamentos e acampamentos. Serão comercializados: frutas, raízes, hortaliças, mel, farinha, tapioca, beiju, doces caseiros, bolos, caldo de cana, comidas típicas e artesanatos diversos. 

        Segundo o prefeito Renato Filho, a feira agrária vai beneficiar a cidade do Pilar, como também reforçar a agricultura familiar que já é valorizada no município com o programa “Plantando o Futuro”. “É uma oportunidade importante para a Prefeitura como também para o Iteral porque mostra a união para realizar a feira. O Iteral já vem fazendo esse evento em outras cidades de Alagoas e tem sido um sucesso já que oferece em um único lugar arte, cultura e alimentos. Com essa feira, vamos fortalecer cada vez mais a agricultura familiar e valorizar as famílias, oferecendo também uma proximidade do homem do campo com o consumidor. Estou muito feliz de Pilar ter sido escolhido como um desses locais”, afirmou Renato. 

        Já a programação cultural é totalmente gratuita e contará com a apresentação da Banda Fanfara Dr. Rubens Canuto, carimbó, pastoril, Afro Ginga, a quadrilha junina Gibão de Couro; os blocos carnavalescos Leão de Aço e Os Caçadores; atrações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo; e o show do cantor Geraldo Cardoso – o matuto de luxo. 

         A próxima edição do projeto está agendada para os dias 30 e 31 de outubro em Santana do Ipanema situado na região do médio sertão alagoano; e para o mês de novembro foram articulados os municípios Matriz de Camaragibe, Delmiro Gouveia e Feira Grande.

Ações do documento