Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Setembro Feira Agrária do Crédito Fundiário retorna à Pão de Açúcar
26/09/2019 - 11h25m

Feira Agrária do Crédito Fundiário retorna à Pão de Açúcar

O Iteral iniciou o projeto em 2017 neste município, e tem percorrido todo o Estado de Alagoas em parceria com várias prefeituras

Feira Agrária do Crédito Fundiário retorna à Pão de Açúcar

Texto e fotos: Helciane Angélica Santos Pereira (Iteral/Ascom)

 

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) – órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) – criou o projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário no ano de 2017. A primeira edição ocorreu no município de Pão de Açúcar, e agora, retornará nos dias 27 e 28 de setembro, na Avenida Bráulio Cavalcante em frente a prefeitura municipal. A solenidade de abertura acontecerá nessa sexta-feira, 27, às 9hs com a presença de várias autoridades e a apresentação da Banda Sociedade Musical Guarany.

 

O projeto tem contribuído para o fortalecimento do escoamento da produção da agricultura familiar, geração de renda, valorização e autoestima das famílias camponesas, artesãos e artistas locais. Serão comercializadas frutas, tubérculos, hortaliças, mel, feijão, farinha, doces caseiros, tapioca, beiju, pé de moleque, bolos, ovos de capoeira, produtos dos derivados do leite de cabra, plantas ornamentais e artesanatos diversos.

 

O nosso agricultor familiar está tendo a oportunidade de mostrar o que é o trabalho do campo, um produto de qualidade e com preço justo. A nossa feira é um espaço harmonioso, para a troca de experiências entre agricultores de vários municípios, e um verdadeiro encontro de famílias”, destacou Leone Silva, assessora técnica e coordenadora das feiras organizadas pelo Iteral.

 

Estarão presentes agricultores de 17 áreas de Pão de Açúcar: os assentamentos Alemar, Boa Sorte, Bom Conselho, Fortaleza, Pacu, Mato da Onça, Riacho Grande; dos sítios Boa Esperança, Ilha do Ferro, João Leite, Marizeiro e Traíras; a Associação de Agricultores Agroecológicos de Pão de Açúcar (AAPA); Fazenda Massapê; os povoados Lagoa de Pedra e Impueiras; e o Projeto Formar (Sítio Alemar). Também foram convidados quilombolas do munícipio de Santana do Mundaú; agricultores de Joaquim Gomes, Murici, Teotonio Vilela e Limoeiro de Anadia.

 

De acordo com o prefeito em exercício, Clayton Farias, “essa parceria faz com que os nossos produtores tragam seus produtos para a feira livre e vendam sem imposto e atravessador, faz com que eles recebam um melhor valor pelo produto comercializado e que foi plantado por eles. É um produto de primeira qualidade, sem agrotóxicos, e isso é essencial para a população”, declarou.

 

A programação cultural é totalmente gratuita e será composta pela apresentação artística das Lavadeiras, Grupo do CRAS Velho Chico com a homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga, Banda Fanfarra Municipal Bráulio Cavalcante, teatro, coco de roda, afoxé, Beto do Acordeon, Mané de Kydo e o show do cantor Geraldo Cardoso – O matuto de luxo.

 

PNCF

Pão de Açúcar é o município com maior número de unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) em Alagoas. O programa foi criado pelo Governo Federal em 2003, trata-se de uma ação complementar ao Plano Nacional de Reforma Agrária, sendo um instrumento para a democratização ao acesso à terra, combate à pobreza rural e consolidação da agricultura familiar. Busca oferecer condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento; além de investir na construção da casa, preparar o solo, comprar implementos agrícolas e ter acompanhamento técnico.  Atualmente, o Estado de Alagoas possui aproximadamente 3.500 famílias em unidades produtivas distribuídas em 48 municípios das regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Ações do documento