Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 Março Seagri toma medidas preventivas em relação ao novo coronavírus
16/03/2020 - 09h00m

Seagri toma medidas preventivas em relação ao novo coronavírus

A chegada do vírus no Brasil despertou a atenção da população para maior higiene, limpeza e proteção no dia-a-dia

Seagri toma medidas preventivas em relação ao novo coronavírus
Texto de Sarah Lima

 
Com a chegada do novo coronavírus, o causador da doença COVID-19, medidas vêm sendo tomadas para obter uma maior prevenção em relação a doença. Em Alagoas, há 10 casos suspeitos, e apenas um confirmado.
 
A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri) está tomando medidas para a prevenção da doença, contribuindo para a não disseminação. Para o secretário João Lessa, o melhor remédio é a prevenção. “Estamos orientando e buscando ter as medidas necessárias de limpeza e combate ao vírus, para manter todos protegidos e livres da enfermidade que tem acometido tantas vítimas mundo a fora”, alertou Lessa.
 
Entre os cuidados tomados, estão as medidas educativas implantadas nas instalações da secretaria, cartazes por todos os setores e banheiros contendo dicas de limpeza e higiene pessoal. Além das recomendações dadas por meio das redes sociais.
 
Também há a orientação constante junto aos funcionários sobre os novos costumes no ambiente de trabalho, como a limpeza constante não só do espaço, mas também de objetos pessoais e equipamentos eletrônicos, como teclado, mouse, computadores e telefones/celulares. O uso de álcool gel também é incentivado, com a disponibilização dos dispensers em diversos locais da secretaria.
 
 
O CORONAVÍRUS
 
Coronavírus é uma família de vírus que ataca animais e humanos. O novo coronavírus, uma forma de mutação, teve início na China em dezembro de 2019, causando a doença COVID-19. Os sintomas envolvem febre, cansaço e tosse seca. Nos casos mais graves, o quadro evolui para falta de ar e insuficiência renal. A transmissão ocorre a partir do contato com pessoas já infectadas, por gotículas de saliva, espirro, tosse ou catarro, além do toque de superfícies contaminadas.
 
 
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
 
Sem vacinas ou medicamentos até o momento, a única forma de prevenção são as instruções e ações de cuidado. Lavar as mãos frequentemente, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos sujas, não compartilhar objetos pessoais, limpar superfícies e objetos, além de evitar locais com aglomerações são exemplos de opções para a convivência perante aos grandes casos da doença no Brasil.
 
 
Ações do documento