Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias ITERAL apoia Feira Agroecológica Novo Jardim
10/09/2021 - 17h10m

ITERAL apoia Feira Agroecológica Novo Jardim

Atividade é uma realização do Instituto Vale do Sol em parceria com o Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST)

ITERAL apoia Feira Agroecológica Novo Jardim

Feira contribui para a integração entre o campo e a cidade sobre a importância da agricultura familiar e a preservação ambiental

Texto e fotos: Helciane Angélica Santos Pereira (Iteral/Ascom) 

 

No período de 10 a 12 de setembro, os moradores do Residencial Novo Jardim na Cidade Universitária, bairro situado na parte alta de Maceió, recebem a FEIRA AGROECOLÓGICA NOVO JARDIM. O projeto é uma realização do Vale do Sol –Instituto de Preservação dos Direitos Humanos e Preservação Ambiental em parceria com o Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), e com o apoio logístico do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral).

A feira acontece na sede da Associação de Moradores do Residencial Novo Jardim com a participação de 20 agricultores familiares oriundos de assentamentos rurais situados nos municípios de Joaquim Gomes, Branquinha, Murici, União dos Palmares e Messias. Estão sendo comercializados produtos in natura como: macaxeira, batata, inhame, banana, abacaxi, mamão, laranja, cana caiana, maracujá, feijão verde, fava, tapioca, bolos, doces, farinha, mel, comidas típicas e mudas de plantas medicinais. 

                 Feira Agroecológica Novo Jardim.4

 

A programação foi iniciada na manhã desta sexta-feira(10.09) com a solenidade de abertura e a presença de coordenadores estaduais dos movimentos sociais do campo, lideranças do bairro, técnicos agropecuários, acadêmicos, e ainda, do diretor presidente do Iteral, Jaime Silva, que na ocasião representou o Governo do Estado.

Jaime na Feira Agroecológica Novo JardimEu fico muito feliz com o retorno das feiras agrárias organizadas pelos movimentos sociais e espero que voltem com muita força, porque os agricultores precisam escoar a sua produção. São alimentos limpos, sem veneno, e que podem ser colocados na mesa de qualquer família, porque não trará nenhum mal. O Iteral tem sido um grande parceiro e eu procuro ajudar de todas as formas, porque sei da seriedade, competência e dedicação desses camponeses. Essas feiras são uma oportunidade para eles terem renda e uma qualidade de vida melhor”, afirmou Jaime Silva.

 

Feira Agroecológica Novo Jardim.1

 

De acordo com a coordenadora do projeto, Damiana Aleixo, a feira busca promover a exposição e comercialização dos produtos alimentícios, de manejo e técnicas agroecológicas, livre de agrotóxicos, e que demonstra o potencial econômico dos assentados como alternativa para a segurança alimentar ao Estado de Alagoas. Também visa estimular o intercâmbio sociocultural entre produtor e consumidor final, além de debater a necessidade de preservação ambiental.

Feira Agroecológica Novo Jardim.2 Feira Agroecológica Novo Jardim.3

Os organizadores também fizeram a implantação de uma farmácia viva na comunidade e o plantio das mudas de ervas medicinais trazidas pelos agricultores da zona da mata. Hoje(10/09) à noite, a partir das 20h30 terá a apresentação da sambista alagoana Mel Nascimento, a idealizadora do Grupo Tamboricas – primeira roda de samba 100% feminina de Alagoas; também é uma das produtoras do Festival Alagadiças; e recentemente lançou o CD intitulado Força de Mulher, que resultou na sua indicação para o Grammy Latino.

Nesse sábado (11/09) a feira reabre às 6h com o melhor da agricultura familiar, e a partir das 14h as oficinas de Macramê e Tintura natural ministrada respectivamente por Vanessa Germano (Lago de Cores) e Panso (Ateliê Casa da Floresta). O público também terá a oportunidade de conferir o Cineclube na Feira e as apresentações do grupo Alma de Borracha (duo) e do forrozeiro Rogério Nicácio. No domingo (12/09) a feira encerrará ao meio dia. A entrada é gratuita!

 

SERVIÇO:

Feira Agroecológica Novo Jardim

Datas: 10, 11 e 12 de setembro

Local: Associação de Moradores do Residencial Novo Jardim

Horário de funcionamento: 06h às 23h

Mais informações e contato para entrevistas: (82) 98887-8196 (Diana Aleixo)

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

Portal da Transparência

logo1

Banner Iteral

diario oficial

agencia-alagoas.jpg

banner_convenios.jpg