» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias ITERAL AVALIA NOVA REVISÃO TERRITORIAL NA BARRA DE SANTO ANTÔNIO
04/02/2022 - 18h00m

ITERAL AVALIA NOVA REVISÃO TERRITORIAL NA BARRA DE SANTO ANTÔNIO

Comitiva municipal procurou o Órgão de Terras para reavaliar os limites territoriais, principalmente, em relação seu maior ponto turístico

ITERAL AVALIA NOVA REVISÃO TERRITORIAL NA BARRA DE SANTO ANTÔNIO

Texto: Helciane Pereira e Carlos Rodrigues sob supervisão (Ascom Iteral)

Fotos: Carlos Rodrigues

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) recebeu na última quinta-feira(03.02), a visita da prefeita de Barra de Santo Antônio, Lívia Carla, acompanhada dos vereadores Robson Santos, Elbanise Dheudesde e Simony Farias; além do secretário de turismo Sergio da Silva Santos, o advogado Alisson Lima e do procurador do município Michel Almada, que solicitaram ao diretor-presidente Jaime Silva a atualização do serviço de identificação e revisão de limites territoriais no município.

A gestora municipal destacou que a praia de Carro Quebrado, um dos principais pontos turísticos da região, não encontra-se no limite territorial de Barra de Santo Antônio, logo significaria o não pertencimento ao seu território. A belíssima praia situada no litoral norte de Alagoas encontra-se cerca de 45km distante da capital Maceió e está próxima da península da Ilha da Crôa, possui mar de águas mornas e cristalinas, além de exuberantes falésias em seu entorno.

“Nos chamou atenção que nessa divisão territorial, um dos patrimônios de Barra de Santo Antônio que é a Praia de Carro Quebrado, não estava dentro dessa linha que limitava o município. E aí nos preocupamos, e tentamos essa reunião para saber de fato o que aconteceu. Fomos pegos de surpresa, pois ficamos sabendo através do pessoal do IBGE, que pelo estudo do Iteral, a Praia não está dentro da Barra”, explicou a prefeita que busca uma solução para que haja uma nova identificação territorial.

reunião no Iteral - Prefeita de Barra de Santo Antônio

O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva explicou que a tradição do município é a Praia de Carro Quebrado, e que o Órgão de Terras segue a lei do Estado na questão de divisão territorial e não medirá esforços para elucidar os equívocos. “A tradição é que a Praia de Carro Quebrado é da Barra. O Órgão de Terras segue a lei. A pedido do então prefeito Rogério, foi feito o levantamento da área em 2009; e aqui temos os dados desse levantamento”, explicou.

Nos registros da equipe técnica verificou-se que o Órgão de Terras esteve no município em 2009, a pedido da prefeitura foi realizado o serviço de identificação e revisão de limites territoriais na época, e não aconteceu nenhuma outra até os dias atuais. Na ocasião, também foi executado um convênio com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) nesse mesmo ano e o Iteral passou a ser responsável pela questão territorial em todo Estado de Alagoas, assim como, realizou-se outro convênio com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para que o Órgão de Terras pudesse acertar esse mapeamento.

Jaime Silva sobre revisão de limites - Barra de Santo Antônio

“O que define o território da Barra de Santo Antônio é a lei que criou o município. Existe uma Lei que define o limite, e o Estado segue essa Lei. O papel do Órgão de Terras nessa questão territorial é simplesmente analisar o que está escrito na lei que criou o território; e verificar se esse limite está sendo respeitado. Esse é o principal, isso auxilia o IBGE na contagem populacional”, enfatizou José Milton, técnico em agrimensura do Iteral.

Ao final da reunião ficou acertado que o Iteral entregará uma cópia do relatório referente ao levantamento executado em 2009 e caberá ao setor jurídico da prefeitura analisar detalhadamente os dados registrados. Após essa avaliação, caso seja realmente necessário, a equipe técnica retornará a campo e convocará os representantes dos dois municípios envolvidos Barra de Santo Antônio e Passo de Camaragibe, além de técnicos do IBGE para um dia de campo e revisão dos limites territoriais.

comitiva - Barra de São Miguel

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg