Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias ITERAL E FETAG FARÃO VISTORIAS EM UNIDADES PRODUTIVAS
16/03/2022 - 08h50m

ITERAL E FETAG FARÃO VISTORIAS EM UNIDADES PRODUTIVAS

A missão é realizar a substituição de proprietários que abandonaram ou comercializaram indevidamente os lotes

ITERAL E FETAG FARÃO VISTORIAS EM UNIDADES PRODUTIVAS

Texto e fotos: Helciane Pereira (Ascom Iteral)


O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (Fetag Alagoas) retomaram a discussão sobre a importância da realização de atividades conjuntas, assim como, na execução de visitas em unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF).

 

No encontro entre o diretor-presidente Jaime Silva e Robério Pinto, diretor de organização e formação sindical da Fetag, foi discutida a necessidade de se reunir com a diretoria das associações e fazer vistorias técnicas nos assentamentos para verificar o abandono e a comercialização irregular de lotes de terra, principalmente, no sertão alagoano.

 

O diretor-presidente Jaime Silva destacou que o Órgão de Terras atua sempre em consonância com os sindicatos rurais e em prol das famílias camponesas para que permaneçam trabalhando e produzindo de forma digna no campo.  “Isso aqui é uma grande parceria! Tivemos que suspender várias ações no Estado por conta da pandemia, mas qualquer problema que a Fetag esteja enfrentando e necessite do Iteral, nós estamos à disposição para auxiliar e resolver”, exaltou.

 

A nossa visita é pedir para que o Iteral retome as vistorias para substituições de algumas unidades produtivas, especificamente, de algumas associações do município de Piranhas para que a gente possa ter sucesso com essas famílias na propriedade, produzindo com qualidade e também com posse jurídica da escritura da sua unidade em mãos. Nós estamos pedindo ao Estado para fazer essa intervenção e sanar essa problemática, que ao longo do tempo foram pedindo substituições, algumas foram feitas, outras não. Precisamos saber quem são ainda os titulares, e quem está lá já alocado aguardando substituição, e os lotes que estão abandonados seja por venda indevida, seja recuperado e entregue a quem de fato pode produzir naquela área”, defendeu o diretor sindical.

 

Dentre as unidades que serão visitadas estão Boa Vista, Quiribas I e II. Outra preocupação é com as seis associações que já quitaram suas parcelas, e estão fora do controle do Iteral, para garantir a regularização quanto ao processo de individualização e auxiliar na segurança jurídica com o título definitivo de posse de terra.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

Portal da Transparência

logo1

Banner Iteral

diario oficial

agencia-alagoas.jpg

banner_convenios.jpg