» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias ITERAL REALIZA PALESTRA ESPECIAL NA 71ª EXPOAGRO
01/11/2021 - 12h00m

ITERAL REALIZA PALESTRA ESPECIAL NA 71ª EXPOAGRO

Atividade ressaltou a importância do projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário desenvolvido em parcerias com as prefeituras

ITERAL REALIZA PALESTRA ESPECIAL NA 71ª EXPOAGRO

Texto e fotos: Helciane Angélica Santos Pereira (Iteral/Ascom)

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) participou da 71° edição da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro) e integrou a programação do estande da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL) juntamente com os demais órgãos vinculados. O Órgão de Terras realizou uma exposição sobre as ações desenvolvidas e uma palestra ressaltando a importância do projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário.

Criado em 2017, a Feira Agrária do Crédito Fundiário é uma realização do Governo de Alagoas, por meio do Iteral que conta com a parceria das prefeituras e a participação das secretarias municipais, CRAs e escolas. Por se tratar de um espaço agregador, também, envolve os sindicatos rurais, cooperativas, Casa do Empreendedor, associações comunitárias, grupo de mulheres e pequenos produtores rurais de povoados.

A assessora técnica dos Núcleos Quilombolas e Indígenas do Iteral, Leone Silva, ministrou a palestra e relatou as experiências e contribuições no desenvolvimento do projeto. Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ela é produtora cultural e coordenou o projeto nos anos de 2017 a 2019.

expoagro2021

Em cada feira eram montadas de 25 a 30 barracas, com a participação de mínimo 30 feirantes e no máximo 90 feirantes; contava com 10 atrações culturais; e eram comercializados cerca de 15 toneladas de produtos. Outro ponto interessante eram as visitas de alunos da rede pública que aproveitavam para visualizar a diversidade de produtos e fazer entrevistas sobre o trabalho no campo; além de ações educativas e campanha de vacinação no espaço da feira.

A gente agradece a Seagri pela participação neste evento e a oportunidade de divulgar o trabalho que o Iteral faz com a agricultura familiar no Estado de Alagoas. A Feira Agrária do Crédito Fundiário tem contribuído para o escoamento da produção sem a presença de atravessadores e o fortalecimento da economia local. Também, estimula as famílias a trabalharem nos lotes das unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), contribui para a autoestima e a integração social. Nós vamos até o município atendendo os agricultores familiares, artesãos, indígenas e quilombolas; e também dar toda estrutura para garantir a apresentação dos artistas da terra”, enalteceu Leone Silva.

expoagro2021

Ao todo, foram realizadas 18 edições em várias regiões do Estado e contemplou os municípios de Atalaia, Chã Preta, Coqueiro Seco, Craíbas, Delmiro Gouveia, Limoeiro de Anadia, Major Izidoro, Matriz de Camaragibe, Pão de Açúcar, Pilar, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú e Traipu.

PRÓXIMA EDIÇÃO

feira.Coqueiro SecoCom a pandemia da covid-19 (coronavírus), o projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário foi suspenso nos anos de 2019 e 2020 seguindo as normas dos decretos governamentais e atendendo as medidas de segurança para evitar o contágio da doença. Com a redução do casos e a flexibilização para a realização de eventos, a próxima edição ocorrerá nos dias 11 e 12 de novembro.

O Iteral atendeu à solicitação da prefeita de Coqueiro Seco, Decele Damaso, juntamente com sua equipe (o secretário de agricultura Jakson Cavalcante; a secretária de turismo, Betânia Barros; e o agente de desenvolvimento Caio Oliveira) ir pessoalmente até a sede administrativa do Órgão de Terras e solicitar a segunda edição no município. A feira será uma das atrações na celebração dos 59 anos de emancipação política e reunirá o melhor da agricultora familiar, pratos típicos, produtos de pescadores, marisqueiras, artesãos, apicultores e boleiras; além da diversidade cultural e apresentação de grupos folclóricos.

prefeitura de coqueiro seco

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg