Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Natal Sem Fome: MST distribui mil refeições durante Ceia Solidária em Maceió
22/12/2021 - 10h50m

Natal Sem Fome: MST distribui mil refeições durante Ceia Solidária em Maceió

A campanha segue em suas atividades até o início de janeiro, com ações em todo o território nacional.

Natal Sem Fome: MST distribui mil refeições durante Ceia Solidária em Maceió

Texto: Gustavo Marinho / Fotos: Ascom/MST

 

Com cozinha montada na Praça dos Martírios, no centro da cidade de Maceió, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza na manhã de hoje (22) uma grande Ceia Solidária onde pretende distribuir mil refeições para as periferias e população em situação de rua na capital alagoana.

A iniciativa integra a campanha “Natal Sem Fome”, organizada pelo MST em todo o país, com ações de solidariedade no combate à fome em diversos municípios de todas as regiões do Brasil.

 

Segundo Marciângela Gonçalves, da coordenação da Cozinha da Solidariedade, o mutirão de organização das refeições envolveu dezenas de pessoas, desde os acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária aos voluntários e voluntárias em Maceió.

 

           Cozinha MST

 

Nossa ação de distribuição de alimentos, através das Marmitas Solidárias da Terra, acontece desde o mês de julho, semanalmente em Maceió, já somamos mais de 2 mil marmitas entregues nesse período e hoje realizamos um momento ainda maior de partilha do alimento com aqueles e aquelas que vivem nas periferias da cidade”, comentou Marciângela.

No cardápio das refeições um pouquinho da diversidade do que é produzido nas áreas de Reforma Agrária de Alagoas e no comando dos fogões cozinheiros e cozinheiras vindos de acampamentos e assentamentos do MST.

Nossa Cozinha da Solidariedade é uma verdadeira demonstração da força da solidariedade popular e também da importância e do papel da Reforma Agrária no combate à fome nesse momento que estamos vivendo”, reforçou Marciângela.

 

Ainda como parte da Ceia Solidária, a cozinha montada em praça pública recebe ao longo da manhã lideranças religiosas de vários bairros da cidade para realizarem uma celebração inter-religiosa de benção dos alimentos que serão distribuídos na ação do MST.

Cozinha MST 2  Cozinha MST 3

 

Solidariedade em Alagoas

 

A solidariedade está presente desde o nascimento do MST”, explica Margarida da Silva, da direção nacional do MST. “Nossas marchas, ocupações, nossa produção e tudo que temos construído ao longo desse período de existência, tem relação com a solidariedade construída entre nossos companheiros e companheiras, como também de amigos, amigas e apoiadores da Reforma Agrária”.

Em Alagoas, segundo a dirigente, o período de pandemia intensificou as ações de solidariedade do Movimento, em especial a partir da distribuição de alimentos vindos dos acampamentos e assentamentos de todas as regiões do estado.

 

 “Somente nesse período somamos mais de 400 toneladas de comida doada para as periferias de Alagoas, partilhamos não somente o alimento, mas partilhamos a expressão da luta pela terra e pela Reforma Agrária nesse estado, materializada na produção de alimento sem veneno para a mesa do povo trabalhador”.

 

Cozinha MST 4

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

Portal da Transparência

logo1

Banner Iteral

diario oficial

agencia-alagoas.jpg

banner_convenios.jpg